Em cartaz até 09 de dezembro, no Salão Nobre do Palácio do Bolhão, Teatro (Theatre) é um texto de Zeferino Mota com encenação Zeferino Mota e de Pedro Fiúza.
Teatro (Theatre) é um espetáculo que reage às mudanças profundas e rápidas (tecnológicas, sociais, humanas…) das últimas décadas que tendem a ser “percebidas e sentidas como traços permanentes da condição humana ou como normalidade”, e que foi “motivado” por duas principais inquietações:
– Até que ponto o teatro do nosso tempo está a transformar-se numa das muitas extensões de um sistema que de forma eficaz reduz cidadãos a consumidores, sem que disso nem os próprios se apercebam?
– Será que a multiplicidade dos “teatros” do nosso tempo (como os canais da TV por cabo) não oculta, paradoxalmente, um dogmatismo que impõe o idêntico e o entretenimento?
Num cenário que é uma casa e ao mesmo tempo uma cela, a peça vai-se desenvolvendo sem que sejam abandonadas estas inquietações.
Apesar do título, Teatro (Theatre) não é especialmente destinada ao meio teatral ou ao público habitual de teatro. Dirige-se a todo aquele que pretende alimentar “a nobreza de espírito” numa sociedade desorientada e num “mundo sem regras” em que somos diariamente pressionados a “sermos menos éticos para alcançarmos mais sucesso”.
De Zeferino Mota
Encenação Pedro Fiuza e Zeferino Mota
Interpretação Daniel Macedo Pinto, João Cravo Cardoso e Sandra Salomé
Cenografia Cátia Barros
Figurinos Manuela Ferreira
Desenho de Luz Mário Bessa
Imagem Luís Troufa
Colaboração Musical Ernesto Coelho