Poças Vintage 2016

12 Set 2018 in  Vinho
vintage16

A Revista de vinhos editou um artigo sobre os vinhos Porto Vintage 2016, na sequência de este ser o ano com a maior declaração de sempre (63 casas). O nosso Poças Vintage 2016, lançado recentemente, recebeu 18 pontos, sendo descrito como: “Rubi denso e impenetrável. Nariz muito fresco e primaveril com notas elegantes de amora, ameixa preta, chocolate, vapor de café, folha de tabaco e especiarias. A boca é sedosa, envolvente, gulosa, com taninos redondos mas firmes, num perfil de elegância em que sobressai a pujança da fruta e as notas especiadas. Um Vintage de estilo contemporâneo, domesticado e pronto a beber, mas que nem por isso deixará de crescer em garrafa nas próximas décadas”.

O nosso enólogo Jorge Pintão surge como um dos enólogos que marcam o Vinho do Porto.

ORIGEM: Portugal – Região Demarcada do Douro

DESCRIÇÃO: Vinho do Porto de uma só colheita, produzido apenas em anos de excecional qualidade. Envelhecido em vasilhas de carvalho, é engarrafado entre o segundo e o terceiro ano após a vindima. Durante o estágio em garrafa, vai gradualmente adquirindo o extraordinário estilo de um grande vinho de guarda.

ACOMPANHAMENTO: Ideal como vinho de sobremesa ou convívio, acompanha queijos de muito boa qualidade, doces e chocolates. Servir à temperatura ambiente (18ºC) após ter sido cuidadosamente decantado. Pode ser consumido desde já, ou aguardar uma favorável evolução na garrafa.

2018: Um ano de novidades vínicas de topo

Nov 30, 2018

A apresentação de vinhos que fizemos este mês, em Lisboa, foi muito especial, pois aproveitámos a celebração dos cem anos da Poças para o lançamento de vinhos DOC Douro de qualidade superior.

O Branco da Ribeira 2017 (pode ver aqui a crítica que Mark Squires, Robert Parker’s Wine Advocate escreveu), o nosso novo topo de gama, apresenta-se com volume e acidez muito viva, reflexo do lugar que lhe dá origem, uma parcela da Quinta Vale de Cavalos, em Numão, no Douro Superior, a 520 metros de altitude e de solos graníticos pouco comuns no Douro.

O Símbolo 2015 é o tinto topo de gama do centenário, segunda edição. Produzido a partir de uvas colhidas na Quinta de Santa Bárbara, no Cima Corgo, o novo Símbolo reflete o ano vínico 2015, com maturações plenas mais cedo do que em 2014, proporcionando um vinho possante e que apresenta já uma expressão aromática completa. Um brinde da natureza para os 100 anos da Poças, brinca o nosso enólogo Jorge Pintão: “O Símbolo 2015 está muito completo e é já muito agradável à prova”.

Durante a apresentação de vinhos estiveram ainda em prova os seguintes vinhos:

  • Poças Reserva tinto 2016
  • Poças 10 Years Old White
  • Poças LBV 2013
  • Poças Colheita 2008

E, claro, o nosso Vinho do Porto Muito Velho, Poças 1918, cuja informação pode ler aqui.

Créditos: Jferrand

Novas Colheitas e Prémios

Nov 23, 2018

O ano do nosso centenário tem sido um ano de muitas novidades e também pleno de prémios e distinções para os vinhos da Poças. Veja aqui algumas referências:

Símbolo 2015

A edição de 2015 do nosso tinto topo de gama Símbolo que recebeu recentemente 94+ pontos da Robert Parker’s Wine Advocate e 94 pontos da Wine Enthusiast e 92 pontos da Wine Spectator.

Poças Reserva Tinto 2016

A edição de 2016 de um clássico, o Poças Reserva Tinto 2016, recebeu 92 pontos Wine Enthusiast e 92 pontos Robert Parker’s Wine Advocate.

Poças Porto Vintage 2016

Em ano declarado como Vintage, o recém-lançado Poças Porto Vintage 2016 surge na posição #30, na lista dos 100 Melhores Vinhos de 2018 da revista WineEnthusiast , com uma avaliação excelente de 96 pontos de Roger Voss.  Recebeu ainda 96 pontos da Wine Enthusiast, 93 pontos do Robert Parker’s Wine Advocate, 93 pontos da Wine Spectator e 17.5 pontos (em 20) da Revista Grandes Escolhas.

Poças Colheita 2008

O mais recente Poças Colheita (2008) a chegar ao mercado recebeu 92 pontos da Robert Parker’s Wine Advocate e 91 pontos da Wine Enthusiast.

Coroa d’Ouro e Vale de Cavalos

Chegam também ao mercado as novas colheitas do Coroa d’Ouro Branco 2017 e Coroa d’Ouro Tinto 2016 (15.5 Pontos da Grandes Escolhas) e do Vale de Cavalos Branco 2017 e Vale de Cavalos Tinto 2016 (16 pontos da Grandes Escolhas).

Outras distinções:

  • Poças LBV 2013: 90 Pontos Robert Parker’s Wine Advocate
  • Poças Porto Colheita 1995: 16.5 Pontos Grandes escolhas

Novo centro de visitas Poças nasce da recuperação de antigos armazéns da empresa

Set 15, 2018

O nosso novo centro de visitas nasceu da recuperação dos antigos armazéns da sede da nossa empresa, localizados no centro histórico de Vila Nova de Gaia. As obras permitiram alargar o circuito de visita e criar salas para eventos, reuniões ou palestras, cada uma com carácter e funcionalidade próprios e decoração que cruza memória e contemporaneidade.
A nova proposta de enoturismo inclui o tour que permite conhecer a nossa história (e descobrir a oficina de tanoaria), sentir o cheiro de uma cave de vinho do Porto e conhecer o modo como o vinho é produzido. Em momentos específicos será possível participar numa experiência gastronómica, numa prova com o enólogo ou num concerto musical.

O centro de visitas (Rua Visconde das Devesas 168, 4400-Vila Nova de Gaia) funciona todos os dias, das 10 horas às 20 horas, de maio a setembro, e das 10 horas às 17h30 de outubro a abril. A visita tem um custo de 6,50 euros/pessoa e inclui prova de dois vinhos (porto branco e tinto reserva). Adicionalmente é possível provar um conjunto alargado de vinhos do Porto e de vinhos DOC Douro.

As visitas guiadas são efetuadas em cinco línguas (espanhol, francês, inglês, italiano e português).

O projeto de recuperação tem a assinatura dos arquitetos Lúcia Vaz Pato (receção, hall de entrada e sala de provas) e António Mota (sala de barricas e sala de provas privada).

Créditos: Jferrand